Pesquisar aqui

Cleuba : Uma Objetiva Pelo Mundo

Minha viagem pela América do Norte, parte 2.

Não nos surpreende,de forma alguma, que tanto o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines quanto a opinião do governo americano em relação aos acontecimentos que envolvem a participação da Rússia na caso da Ucrânia, têm sido as principais manchetes nos Estados Unidos nestes últimos dias. 

Ademais, claro, o intenso inverno que  está quase terminando por aqui, também tem sido muito destacado pelos meios de comunicação.

Gostaria de destacar, também, que após ter viajado de carro, com uma temperatura de -7 graus e nevando o tempo todo, pelos estados de Ohio, Pensilvânia e Nova Iorque, até chegar na fronteira com o Canadá,nas cataratas do Niágara,  e, mais recentemente, quando me desloquei  desde o norte da California, de Sacramento até Los Angeles, pude novamente perceber que as condições das estradas nos Estados Unidos já não são mais como antigamente.

Quanto aos preços dos pedágios por aqui, eles variam entre 1 e 5 dólares. Já o combustível por aqui custa em média  US$ 1.10 dólares por litro.


No que concerne a comunicação, eu ousaria dizer que a língua inglesa, atualmente nos Estados Unidos, tem dividido o cotidiano do cidadão americano, literalmente em quase toda parte, com a língua espanhola. Isso realmente pode ser visto em supermercados, na maioria dos estabelecimentos comerciais , em aeroportos e  em hotéis, como já havia destacado em meu artigo anterior.

Portanto, um conselho para aqueles que pretendem viajar para cá, aprendam o espanhol também, pois  este idioma certamente será muito útil e facilitará sua estada nos Estados Unidos. 

No dia 24 voltarei para a Austrália e de lá continuarei escrevendo para este renomado blog do meu amigo, jornalista e ex-aluno, Beto Vetromille.

Um abraço a todos os leitores, daqui de Los Angeles. 

Até a próxima pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba para o blog pelotasdeportasabertas.


Cleuba

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

O turismo em Bali, na Indonésia, Parte 2.

   

A beleza natural de Bali realmente encanta, eu diria mais, quando em Bali ficamos hipnotizados por suas praias e paisagens tão singulares, por sua magia e por seus lugares paradisíacos, além de um pôr do sol simplesmente inenarrável.

    Momentos, aliás, que mais parecem como se estivéssemos vendo um cartão postal. Talvez por isso que Bali seja conhecida como a ilha dos deuses, seja considerada um paraíso ou ainda, seja vista como a ilha da magia e dos templos.

    Na verdade, encontrei muitos turistas europeus em Bali, o que me surpreendeu, mas após ponderar a conversão da moeda local em relação ao Euro, percebi que, apesar da distância para chegar em Bali, vale muito a pena aos turistas da Alemanha, França, Suiça, Holanda, Bélgica e tantos outros que por lá encontrei, além de muitos turistas japoneses também.

    Bali, que tem uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes, fica entre Java e Lombok. Java fica a oeste, enquanto Lombok situa-se a leste de Bali. Geograficamente, Bali é o extremo ocidental das pequenas ilhas, enquanto que administrativamente, Bali é uma das 33 províncias da Indonésia, sendo Denpasar, na parte sul da ilha, sua capital.

    A ilha de Bali está localizado a 3.2 km de Java e a 8 graus ao sul do Equador. Java e Bali são separadas pelo estreito de Bali. Seu comprimento de leste a oeste é de aproximadamente 153 km e de norte a sul sua extensão tem 112 km.

    Denpasar, a capital, fica localizada no litoral Sul, ela é a maior cidade do continente,enquanto que Singaraja, a antiga capital colonial e situada no litoral norte, é a segunda maior cidade de Bali. Outras cidades importantes incluem Kuta e Ubud.



    Bali é considerada o maior destino turístico na Indonésia e, por isso, também, é famosa e conhecida mundialmente. Sua popularidade também tem a ver com a sua sofisticação em relação à arte local como: escultura tradicional, o couro, as pinturas, suas danças e músicas típicas. Além, é claro, de toda hospitalidade e humildade por parte dos habitantes de Bali.

    Também em Bali podemos ver as histórias do épico Hindu como Ramayana, as quais são muitas vezes retratadas em artes cênicas com suas diversas influências das tradições balinesas. As danças balinesas mais conhecidas incluem Legong Topeng, Gongo Kebyar, Whyd, Baris, Barong e Kecak.

    Bali tem cerca de 93% de sua população que adere ao hinduísmo balinês. A religião é uma combinação de hindu com as crenças locais existentes. O islã é uma religião com apenas 4,8% , enquanto que o cristianismo e o budismo juntos somam apenas 2,5%.

    A maioria dos habitantes de Bali é bilingue. Várias línguas indígenas dos balineses estão presentes, mas a maioria das pessoas usam a língua balinesa para se comunicar. A principal língua estrangeira é o inglês, e isso, naturalmente, se deve ao turismo acentuado de Bali.

    A natureza vulcânica de Bali também impressiona, pois combinada com as altas montanhas que incentivam a chuvas, faz com que Bali seja extremamente fértil para culturas agrícolas.

    A maioria das áreas da ilha estão rodeadas por recifes de corais e o norte e as praias ocidentais tendem a ter areia preta, enquanto que as praias do sul tendem a ter areia branca. Há uma rica vida marinha nos recifes de coral ao redor das margens, especialmente nos pontos de mergulho como Amed, Nusa Penida, Menjangan e Tulamben.

    Existem algumas praias na área entre Klatingdukuh e Pasut e estas praias estão sendo desenvolvidas para o turismo também. No entanto, o lado turístico mais significativo em Bali ainda é a beira-mar do templo Tanah Lot.

    Os hotéis famosos em Bali foram construídos em locais privilegiados como Seminyak, Oberoi, Kuta e Legian. Porém, hotéis 5 estrelas também começaram a ser construídos em Bali, a partir de 2010, na parte sul, ou seja, na Península de Bukit.

    As villas de Bali foram construídas no lado sul e proporcionam, também, uma vista panorâmica invejável do oceano. Muitas empresas de Jacarta e investidores estrangeiros estão desenvolvendo outras áreas nessa região também.

    A moeda da Indonésia, a Rupia, teve uma desvalorização significativa de 30% em relação ao dólar, provocando, assim, um crescimento considerável no turismo de Bali. Porém, após os atentados terroristas de 2002 e 2005, a indústria do turismo em Bali caiu drasticamente devido a esses tristes acontecimentos.

    Para terminar, uma outra curiosidade sobre a Indonésia, já que por morar há quatro anos aqui na Austrália, tenho testemunhado através dos noticiários que, infelizmente, várias embarcações, as quais são muito precárias também, transportam refugiados da Indonésia e de outros países que tentam chegar na Austrália por mar. Na verdade, todos sonham sempre em pedir asilo para viver em um país de primeiro mundo de forma decente e em condições dignas.

    Isso também acontece porque existem aqueles que tiram vantagem de tal situação ,economicamente falando, já que tais refugiados pagam pelo transporte e todos têm a promessa por parte dos envolvidos neste triste cenário de tráfico/contrabando de pessoas através do oceano que poderão permanecer no país depois de chegarem no continente australiano.

    No entanto, a maioria dessas tentativas tem resultado em um verdadeiro caos, isto é, com afogamentos, mortes e barcos à deriva no Oceano Índico. Além disso, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) tem sido chamado para atendê-los, fazendo, inclusive, com que a guarda costeira australiana e a marinha da Austrália tenham que resgatá-los após tais incidentes em alto mar.



    Tudo isso acontece sem que eles consigam chegar na Austrália, pois os refugiados são imediatamente conduzidos para Papua Nova Guiné, à Indonésia , à ilha de Nauru ou às ilhas Christmas.

    Esses fatos tem causado um certo desconforto e constrangimento entre as relações dos dois países, pois a Austrália é muito rígida em relação à proteção de sua costa, evitando, assim, que imigrantes/refugiados ilegais oriundos da Indonésia, Jordânia, Líbano e Iémen tentem chegar no país pelo mar devido à sua grande extensão territorial e, naturalmente, por sua imensa costa marítima.

    Devido a esses tristes acontecimentos, o governo australiano tem pedido maior cooperação entre os dois países em matéria de imigração a fim de solucionar esses problemas.


    Bem pessoal, até a próxima com o olhar e as lentes do Cleuba aqui no blog pelotasdeportasabertas. Estarei viajando nos próximos dias para os Estados Unidos e Canadá e, de lá, enviarei algumas notícias sobre o rigoroso inverno que assola a América do Norte.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alguns fatos relevantes e, ao mesmo tempo,tristes sobre Bali, na Indonésia, Parte 1.

A Indonésia,ou República da Indonésia,fica a 5,5 horas de voo daqui de Adelaide, onde moro, trabalho e estudo, na Austrália. 

Custa-nos em torno de 700 dólares o voo de ida e volta, ainda que existam promoções por cerca de 500 dólares também. 


Claro que a moeda de lá, em relação ao dólar australiano ou americano é muito grande, lembro que troquei 750 dólares australianos e me deram 6 milhões e trezentos e quinze na moeda deles, a Rupia da Indonésia. Na verdade, a conversão seria algo como 1.00 AUD = 10,484.90 IDR. Apenas pensei comigo mesmo, estou milionário!

Bem,então vamos conhecer um pouco mais sobre a Indonésia, um país que fica localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto pelas Ilhas de Sonda, a metade ocidental da Nova Guiné e compreendendo no total 17.508 ilhas. 
Por ser um arquipélago, tem fronteiras terrestres com a Malásia,Timor-Leste e Papua-Nova Guiné assim como marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar.

Sua localização entre os dois continentes — Ásia e Oceania — faz da Indonésia uma nação transcontinental. O país é uma república, com poder legislativo e presidente eleitos por sufrágio universal, sendo sua capital a cidade de Jacarta, a qual tem  sua  população em cerca de 10 milhões de habitantes. 

A Indonésia em si, tem o seu o lado bonito, poético e romântico, mas, indiscutivelmente, é um lugar onde predomina a pobreza. Ademais, é um lugar onde as leis são muito rigorosas em relação às drogas,ou seja, pena de morte para quem usar ou tentar levar drogas para dentro do país. Além disso, Bali, tem sido um lugar muito visado para atentados terroristas.  
A propósito, por falar de suas leis rígidas em relação às drogas, cabe lembrar de um brasileiro e de uma australiana que se deram mal por lá.

O brasileiro, um instrutor de voo livre, foi flagrado em 2003 no aeroporto de Jacarta, a capital da Indonésia  levando 13,4 kg de cocaína escondidos em sua asa delta.  Ele foi preso e condenado à morte, a sentença poderá ser executada a qualquer momento porque já se esgotaram todas as apelações.

O cidadão brasileiro sabia que a Indonésia tem a lei antidroga mais rigorosa do mundo, mas também tinha conhecimento de que, por lá, há um certo pudor quanto ao revistar as pessoas, e, por isso foi em frente. Porém, teve azar, porque no dia em que ele chegou ao país, a polícia estava examinando a bagagem de todo mundo porque havia suspeita de um outro atentado terrorista. 

Além dele, temos o caso mais recente da cidadã australiana,Schapelle Corby,que também foi declarada culpada por introduzir na Indonésia cerca de 4,1 quilos de maconha, ela foi condenada  por um tribunal de Denpasar, capital da Ilha de Bali, a 20 anos de prisão. 

Ela alegou que colocaram a maconha na mochila dela etc. Na época, ela tinha 27 anos. 
A australiana Schapelle Corby, que foi  condenada a 20 anos  de prisão por tráfico de drogas na Indonésia, ganhou liberdade condicional nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014. 
Ela estava presa desde 2004, Schapelle está agora com 36 anos, foi considerada culpada após ser detida com a maconha dentro de sua mochila, no aeroporto de Bali.

Na época, os advogados dela alegaram que a droga foi colocada em sua mala por carregadores de bagagem que faziam parte de uma quadrilha de tráfico em aeroportos da Austrália, porém essa versão nunca foi comprovada.

Ela foi condenada a 20 anos de prisão em 2005. As autoridades da Indonésia não informaram quando ela poderá voltar à Austrália. Ela recebeu reduções de pena por bom comportamento e uma clemência de cinco anos do presidente Susilo Bambang Yudhoyono, em 2012.

O caso mobilizou a opinião pública daqui da Austrália, a qual recebeu com euforia a notícia de sua liberdade. A libertação de Schapelle, no entanto, provocou indignação na Indonésia, onde muitas pessoas acreditam que ela seja culpada. 

Por outro lado, cada vez menos australianos apoiam a causa de Schapelle, principalmente depois que sua família entrou numa disputa com os maiores veículos de comunicação da Austrália para ver quem pagaria mais pela primeira entrevista exclusiva dela fora da prisão. 
Quanto aos atentados terrosistas por lá, confesso, também, que fiquei bastante temeroso quando resolvi conhecer aquele paraíso.


Na verdade, os atentados em Bali ocorreram em outubro de 2002, exatamente no final do dia 12 de outubro de 2002, na zona turística de Kuta, em Bali, e eu ,coincidentemente,fiquei a uns 500 metros do local.

O ataque terrorista foi um ato terrível e triste na história da Indonésia, resultando em um total de 202 pessoas assassinadas, das quais 164 eram estrangeiros e 38 cidadãos indonésios. Além de mais de 300 outras pessoas  que ficaram feridas pelos atentados.

O ataque foi provocado com a detonação de três bombas: um dispositivo montado numa mochila levada por um terrorista suicida e um grande carro-bomba que foram detonados junto a populares centros noturnos em Kuta; e um terceiro dispositivo menor que foi detonado fora do consulado dos Estados Unidos em Denpasar e que apenas causou danos menores.
O alvo dos atentados foi uma das ruas mais frequentadas por turistas. O balanço de 202 mortos e mais de 300 feridos resultou da potência da maior explosão que destruiu carros e casas. 

A bomba estava colocada numa camioneta e era constituída por uma mistura de explosivos plásticos C4, utilizado habitualmente por militares e empresas de demolição, sendo fabricado sobretudo nos Estados Unidos. A bomba estava ainda misturada com cerca de uma centena de quilos de nitrato de amoníaco, normalmente usado como fertilizante. Um dos autores do atentado, disse que o nome de código desta bomba era «dodol», um doce indonésio. 


Uma outra explosão aconteceu em frente ao bar «Pati Club» e, segundo a investigação, teria como objetivo assustar as pessoas, levá-las para a rua, para depois serem atingidas pelos explosivos que foram  colocados na camioneta. 

Naquele local, naquela hora, encontravam-se milhares de turistas. Vários testemunhos descreveram um ambiente de caos, com corpos espalhados pela rua, carros e casas destruídas e destroços ao longo de mais de 500 metros.

Bem pessoal, até a próxima, com o olhar e as lentes do Cleuba em Bali, na Indonésia, Parte 2.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

O olhar e as lentes do Cleuba em Dubai,Parte 2.

Dubai,assim como Cingapura, é muito limpa e organizada. Os principais meios de transporte em  Dubai são metro, ônibus e os barcos tradicionais (Abras), que facilitam a comunicação entre Deira e Bur Dubai. 

Há muitos lugares interessantes em Dubai, contudo, o Burj Khalifa, que é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura, realmente impressiona e se destaca, tendo sua construção sido concluída no início de 2010. O edifício Burj Khalifa impressiona tanto por sua altura quanto por sua beleza arquitetônica, e isso, naturalmente, pode ser, também, constatado quando se chega no topo do edifício. Nossa visita ao Burj Khalifa começou na área da recepção no térreo, onde há o Shopping " The Dubai Mall" , e isso ocorreu com uma apresentação multimídia que narra a história exótica de Dubai e a história fascinante do Burj Khalifa. 

De lá entramos no travelator para uma viagem que nos transportou através do tempo, desde os primeiros dias de Dubai até os dias atuais. Há  um deck de observação em um elevador de alta velocidade, este elevador sobe a 10 metros por segundo. Quando as portas se abrem,  as paredes de vidro oferecerão uma deslumbrante vista panorâmica com 360 graus, contemplando, assim, a vista da cidade, do  deserto e também do mar. 

Em Dubai, também podemos destacar o famoso hotel que serve como cartão postal de Dubai, o Burj Al Arab, além de ser o hotel mais luxuoso do mundo, sua arquitetura em forma de vela, realmente surpreende e impressiona em todos os sentidos,  tornando-se, por isso, o símbolo de Dubai. Em Dubai temos, ainda, o Dubai Creek, um estuário natural onde se estabeleceram os primeiros habitantes de Dubai. Há também a Mesquita de Jumeirah, a qual, do ponto de vista turístico, é a mais importante de Dubai, uma vez que é a única acessível a não muçulmanos. Lá encontramos, também, a Fonte de Dubai, a qual foi inaugurada na Primavera de 2009, tornando-se a maior fonte do mundo. 


Outros lugares interessantes para se conhecer por lá são Abu Dhabi, a 140 km de Dubai. Abu Dhabi, é a capital dos Emirados Árabes Unidos e a principal área econômica dos Emirados Árabes, além de Sharjah, com dezenas de mesquitas, museus e mercados.

O Parque de neve (Snow Park) é outra atração realmente singular, pois oferece a oportunidade de se desfrutar, por incrível que pareça, de neve em plena Dubai. Isso mesmo, neve durante todo o ano com temperaturas mantidas  de -1 C  a -6 C,  à noite, quando a neve é fabricada. O "Snow Park" possui 3.000 metros quadrados cobertos totalmente de neve. É o primeiro resort de esqui indoor do Oriente Médio. O parque oferece tobogãs de neve, passeios de trenó, caverna de gelo e atividades  interativas , incluindo snowboard. 

Na verdade, Dubai por vezes passa uma ideia de ser um lugar muito artificial, ou seja, demasiadamente organizado, ou seja, tudo parecendo como se
fosse um cartão postal, o que de certa forma, pareceu-me, até mesmo, porque todos e tudo ali, necessariamente, fora construído para impressionar, tanto por sua imponência, como em suas paradas de ônibus climatizadas, por exemplo. Enfim, tudo e todos parecem, por vezes, tentar mostrar o melhor aos turistas o tempo todo. Aliás, pelo menos eu, me senti assim algumas vezes.




Para concluir, destacaria, também, o Dubai Aquarium, o qual é o maior aquário suspenso no mundo. O Dubai Aquarium abriga mais de 140 espécies de peixes, mais de 400 tubarões e raias. Este aquário tem mais de 10 milhões de litros de água. 



Portanto, visitar Dubai, pelo menos uma vez, vale a pena, já Sydney, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Disney, Praias do Nordeste, as Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, São Francisco, Cingapura, Europa e muitos outros lugares que já conheci aqui na Ásia e Oceania, certamente, gostaria de visitar todos, sem exceção, várias vezes novamente. 

Porém, Dubai, eu diria, que valeu a pena poder conhecê-la, também, por servir de conexão para chegar no Brasil, e isso, com certeza, não pretendo fazer novamente devido às 13,5 horas de voo a mais que temos que nos submeter. 

A propósito, para que os leitores deste renomado blog reflitam: dizem que a Austrália fica no outro lado do mundo, mas para os australianos, o Brasil e a América do Sul é que ficam no outro lado do mundo, e tudo dependerá, geograficamente falando, de olharmos o mapa a partir deste lado do globo... ou não.  


Até a próxima pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba, em Bali ,na Indonésia.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viajando ao Brasil e conhecendo Dubai! 



Tive a oportunidade de conhecer Dubai, também, porque moro na Austrália desde 2010, onde estudo e trabalho como Tradutor e Intérprete, em Adelaide, no sul deste belo país. Assim sendo, posso voar para o Brasil tanto via Auckland na Nova Zelândia até Buenos Aires ou ainda de Sydney para Santiago, no Chile, assim como também de Adelaide para Dubai e depois para São Paulo. E, claro, esta foi a minha opção nas duas últimas viagens ao Brasil, ainda que eu tivesse que voar o dobro de tempo para chegar ao Brasil. Contudo, valeu a pena para poder conhecer Dubai, apesar de considerar Cingapura tão bonita e turística quanto a famosa Dubai.


Na verdade fiquei bastante curioso para conhecer um lugar tão badalado, turisticamente falando, além de tudo, por sua exuberante arquitetura, exatamente, no meio do deserto, o que realmente torna Dubai um lugar único. Sem falar, obviamente, das filmagems da famosa série Missão Impossível 4 com o renomado ator Tom Cruise.

Bem, então vamos entender um pouco mais sobre esta cidade que corresponde ao emirado de mesmo nome e que está localizada nos Emirados Árabes Unidos (uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes). O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país. Dubai é o emirado mais populoso entre os sete emirados, com aproximadamente 2.4 milhões de habitantes. 

Dubai fica localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado homônimo. A cidade é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, futurística e por seus enormes arranha-céus e suas largas e belas avenidas.


Em Dubai, as áreas  mais importantes são Deira, Jumeirah e  Sheikh Zayed Road. O idioma oficial de Dubai é o árabe de Dubai, mas a maioria das pessoas falam inglês. A religião é muçulmana e a  moeda oficial de Dubai é o Dirham (Dh, AED). A taxa de câmbio aproximada é de 1 AED = 0.272294 USD.

A maioria das lojas estão abertas das 09h00h - 13h00h e das 16:00h - 21:00h. Os shoppings estão abertos continuamente 10:00h-22:00h. Há  lojas que ficam abertas 24 horas. 

Como Dubai é muçulmana, não é aconselhável usar minissaias e vestidos curtos em shoppings ou locais públicos. No entanto, nas praias e piscinas dos hotéis não existem problemas relacionados ao vestuário.

O clima dos Emirados Árabes Unidos é subtropical e árido. O sol está presente o ano todo. Entre dezembro e fevereiro, as temperaturas variam entre 14 º C e 25 º C. 

O verão em Dubai vai de maio a outubro, a temperatura média fica entre 25 ° C e 40 °C, atingindo uma temperatura máxima de 48 º C nos dias mais quentes de Julho e Agosto.


Até a próxima, pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba em Dubai, Parte 2.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os dois lados da Nova Zelândia que minhas lentes puderam clicar: a sua beleza natural inigualável e os terremotos que infelizmente atingiram a cidade de Christchurch - Parte 2.



A Nova Zelândia oferece algumas vantagens, como por exemplo, o fato de ser um país compacto, não precisando,por isso, de muitas horas para deslocamentos.Tudo é perto e muito fácil por lá. A outra grande característica, é a variação da paisagem, tirando o tédio de ficar olhando sempre o mesmo filme pela janela, e, claro, para cada mudança de paisagem, ficamos sempre boquiabertos com suas paisagens simplesmente indescritíveis.

A ilha do norte é  mais larga e mais curta do que a ilha do sul, tendo também um clima mais quente e paisagens bastante diferentes. No centro da ilha, o imponente vulcão Ruapehu domina a paisagem com importantes cidades por perto como Taupo e Rotorua. Ambas cidades têm belíssimos lagos, em meio a uma intensa manifestação termal e vulcânica por toda a região. Ali, na região de Bay of Plenty, ocorre um dos melhores climas da Nova Zelândia, assim como as melhores praias que se estendem até a Península de Coromandel.

O Estreito de Cook separa as duas ilhas e os 90 km podem ser atravessados por Ferry Boat que transportam veículos e passageiros, podendo-se, também, atravessá-lo de avião.



A ilha do sul é comprida e estreita, com pouco mais de 200 Km de um lado ao outro. Na parte Norte, as cidades de Picton e Nelson, são verdadeiros cartões postais para quem chega de barco, com enseadas de tirar o fôlego, e muitos parques nacionais os quais são excelentes para caminhadas. Mais abaixo, Blemheim e Kaikoura, um dos melhores lugares para avistar-se baleias no mundo, marcam o início da grande cordilheira de montanhas, que se estende até o Sul da ilha. No Leste, Christchurch e Dunedin, encantam por suas construções Vitorianas, e pelo estilo de vida jovem e descontraído. Queenstown, mais para Oeste e ao Sul, é considerada a capital mundial dos esportes radicais. O belo lago e as cordilheiras de montanhas que cercam esta cidade, dão um ar de cidade dos contos de fadas. 

O ideal é ficar pelo menos duas semanas na Nova Zelândia para poder aproveitar e conhecer a Ilha do Norte, ficando, por exemplo, um dia inteiro em Auckland, para se conhecer a cidade. Depois disso,  partir então  para a  Ilha do Sul, conhecendo Christchurch, indo  para o lado oeste da ilha, atravessando os Alpes do Sul, explorando  as geleiras e pernoitando naquela região. Após, como fizemos, alugarmos um carro e viajarmos  (cerca de 500 quilômetros) até Queenstown, contemplando, assim, toda a sua beleza natural e, claro, tirando fotografias a cada meia hora, especialmente na região dos lagos Hawea e Wanaka.

Para concluir, cabe lembrar que a Trilogia do Senhor dos Anéis foi filmada durante 18 meses por lá, cobrindo  mais de 100 diferentes locais na Nova Zelândia, tornando, por isso, o país  em um novo roteiro turístico mundial por tais filmagens também.


Até a próxima pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os dois lados da Nova Zelândia que minhas lentes puderam clicar: a sua beleza natural inigualável e os terremotos que infelizmente atingiram a cidade de Christchurch, Parte 1.

A Nova Zelândia, para mim, é o lugar, o país mais incrivelmente bonito, enfim, belo literalmente falando, que já estive. Um lugar verdadeiramente lindo e único por sua beleza natural. Sem falar que fiquei ao mesmo tempo maravilhado e triste pelo que vi por lá também, isto é, encantado por tanta beleza natural indescritível, com suas paisagens dignas de cartão postal, assim como por outro lado, muito triste mesmo, por saber que naquele país ocorrem terremotos horríveis de tempo em tempo. 




Como minhas fotos ilustram, o terremoto ocorrido em sua segunda cidade mais populosa,  a cidade de Christchurch na ilha sul, em fevereiro de 2011, terremoto que matou 185 pessoas e  que destruiu literalmente a parte central da cidade. 



Na verdade, praticamente 50% de sua população deixou a cidade de Christchurch após seu segundo terremoto em  apenas 6 meses, já que em setembro de 2010 a cidade já havia sido abalada por outro terremoto. 

Antes de lá estar, me disseram que era um lugar de tirar o fôlego, pois tudo se parece como um cartão postal, algo do tipo “UAU”, “NOSSA”o tempo todo e para todos os lados que olharmos, além de querermos fotografar também cada paisagem que podemos contemplar naquele lugar. 

Claro, inicialmente, pensei que fosse um exagero, no entanto, não se trata absolutamente de exagero, já que a Nova Zelândia é realmente um lugar deslumbrante em todos os sentidos. 



A Nova Zelândia fica a três horas de voo da Austrália,  cerca de 2000 km a sudeste daqui, e fica separada pelo mar da Tâsmania. Custa-me  em média, mil reais, algo como 500 dólares, ida e volta para voarmos até lá. 

A Nova Zelândia fica no sudoeste do Ocenao Pacífico e é formada por duas ilhas principais, a Ilha do Norte e a Ilha do Sul, além de numerosas outras ilhas menores. O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca".

A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência europeia, os nativos de lá são os  māoris e eles são minoria. Asiáticos e polinésios não-māori também são grupos de minoria significativa, especialmente em áreas urbanas. A língua mais falada na Nova Zelândia é o inglês. A moeda oficial por lá  é o dólar da Nova Zelândia, o qual equivale a  0.837 em relação ao dólar Americano.

Até a próxima pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba na Nova Zelândia, Parte 2.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O olhar e as lentes do Cleuba no turismo de Cingapura, Parte 2.

A roda gigante mais alta do mundo, a Singapore Flyer, está em Cingapura. Ela tem 165 metros de altura e sua altura equivale a um prédio de 42 andares. 



A atração supera a London Eye, de Londres, em 30 metros. A Singapore Flyer conta com 28 cabines do tamanho de um ônibus urbano, tendo ar-condicionado e com capacidade para 28 pessoas. Ela permite aos passageiros caminhar sem sentir nenhuma vibração durante os 30 minutos de rotação. 

O preço das entradas para os adultos varia entre US$ 20 e US$ 48,podendo incluir coquetéis e "embarque rápido". Além disso, também é possível alugar uma cabine inteira nos finais de semana. 

A roda-gigante permite aos visitantes desfrutarem da vista da baía de Cingapura e dos pontos mais característicos da cidade. Em dias claros, é possível, inclusive, ver os países vizinhos, a Malásia e a Indonésia.  

A companhia encarregada por sua construção foi a Great Wheel Corp. Aproximadamente 10 milhões de  turistas  visitam Cingapura e a Singapore Flyer por ano,ou seja o dobro de habitantes da cidade-estado. 

Também em termos de turismo em Cingapura, o mais novo ponto turístico foi inaugurado oficialmente no em junho de 2010, e tal empreendimento é realmente grandioso em tudo. 

Com um investimento de R$ 4,7 bilhões de reais gastos, o Marina Bay Sands passou a ser uma das grandes atrações no  turismo da cidade, tendo inclusive uma piscina de 150 metros de comprimento - três vezes o comprimento de uma piscina olímpica.

A piscina Infinity foi projetada para dar a impressão da água se estendendo até o horizonte. Na realidade, a borda da piscina tem cerca de uma polegada abaixo do nível da água. A água, portanto, derrama sobre a borda e é depois bombeada de volta para a piscina. O projeto conceitual foi inspirado nos arrozais de Bali, na Indonésia.  

O Marina Bay Sands em Cingapura realmente alavancou  o turismo, conforme afirmou, em sua inauguração, o magnata Sheldon Adelson, presidente da Las Vegas Sands Corp, empresa controladora do empreendimento.



O enorme hotel, que domina o horizonte de Cingapura, tem 2.560 quartos e suítes,uma frota de restaurantes com chef renomados, áreas comerciais, teatros, um museu, um cassino e um pavilhão de cristal. 

O resort emprega 10 mil pessoas diretamente e gera até R$ 48 milhões de reais por ano. A entrada para o cassino custa cerca de R$ 135,00 e cerca de 25.000 pessoas visitam o cassino diariamente desde a sua abertura. 

A administração do resort disse que espera atrair um surpreendente número de 70.000 visitantes por dia, o que representará  18 milhões por ano.

O resort foi projetado por Moshe Safdie, que disse ter se inspirado em um baralho de cartas. A previsão de sua inauguração seria inicialmente em 2009, mas foi adiada devido à falta de material e problemas de financiamento com a crise financeira global.

Na inauguração, a cantora Diana Ross se apresentou para 2.500 VIPs no resort Grand Ballroom. A cantora Kelly Rowland também realizou um concerto ao ar livre.

As celebrações de abertura também contaram com uma corrida desafiando a morte, tendo sete equipes de três participantes cada, escalando as três torres de 340 metros de comprimento no Skypark Sands.


Até a próxima pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cingapura (Cingapura), um lugar limpo, organizado e cordial que pude conhecer, Parte 1.

Singapura (Cingapura), oficialmente República de Singapura, é uma cidade-estado localizada na ponta sul da Península  Malaia, no Sudeste Asiático, a 137 quilômetros ao norte do equador. Um país insular constituído por 63 ilhas, é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. Singapura é altamente urbanizada, mas quase metade do seu território é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio de aterramento marítimo.

Atualmente, cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local. A maioria da população é descendente de chineses, malaios e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil.



Singapura é uma democracia parlamentar com um sistema Westminster de governo parlamentarista unicameral representando diferentes circunscrições. A maior parte do poder executivo cabe ao Conselho de Ministros, chefiado pelo Primeiro-Ministro.O ramo legislativo do governo é o Parlamento. Os membros eleitos do Parlamento servem como uma ponte entre a comunidade e o Governo, garantindo que as preocupações dos seus eleitores sejam ouvidos no Parlamento. 

Singapura conta com um dos mais modernos aeroportos do mundo, o Aeroporto de Singapura, também conhecido por Aeroporto de Changi. É um dos mais importantes aeroportos da Ásia, em particular no Sudeste. Diariamente, recebe 4.054 voos de 80 companhias áreas, que voam para mais de 184 cidades em 57 países.O Aeroporto de Singapura é importante no desenvolvimento econômico do país, emprega 13.000 pessoas e tem lucros de 4.5 bilhões de dólares.

O Aeroporto de Singapura é importante nas ligações para a Austrália, sendo um importante local da "Rota do Canguru", que liga a Austrália à Europa via Singapura. O aeroporto é o principal hub da companhia Singapore Airlines, que está entre as melhores companhias aéreas do mundo e foi também a primeira a operar com o Airbus A380.



Em Singapura predominam povoamentos chineses, malaios e indianos, existindo , por isso,  pouco de uma cultura especificamente singapuriana. De uma forma inteiramente única, os vários grupos étnicos continuam a celebrar as suas próprias culturas. Singapura é provavelmente o único lugar do mundo onde se pode encontrar um casamento malaio lado a lado com um casamento chinês, por exemplo. Os feriados principais refletem o modo como a cultura local celebra esta única diversidade. Ao contrário de muitas outras sociedades multiculturais, os feriados públicos principais incluem o Ano Novo do calendário gregoriano, o ano novo chinês, o Hari Raya Haji e o Deepavali.

A moeda corrente da Singapura é o Dólar de Singapura e 1 USD ( Dólar Americano) equivale a  1,272 SGD (Dólar de Singapura).


Até a próxima, pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba no turismo de Singapura.

--------------------------------------------------------------------------

Um lado da Tailândia que conheci, Parte 1.

A Tailândia fica no coração do sudeste asiático, compartilhando suas fronteiras com Myanmar no oeste e ao norte, Laos no norte e nordeste, Camboja ao leste e Malásia ao sul.

A Tailândia tem aproximadamente 66 milhões de habitantes. Sua capital e maior cidade do país é Bangkok ,que é o centro político, comercial, industrial e cultural do país.

Cerca de 75% da população é etnicamente tailandesa, 14% é de origem chinesa e 3% é etnicamente malaia.



O idioma oficial do país é o Tailandês, sendo que a língua Inglesa é segundo idioma mais falado. A religião principal é o budismo, o qual é praticado por cerca de 85% da população. Baht é a moeda oficial da Tailândia e 31.4300 THB = 1 USD.

A Tailândia é dividida em quatro áreas distintas: o norte montanhoso, as planícies centrais férteis,o planalto semi-árido no nordeste, e a península sul, com suas diversas e belas praias tropicais em suas ilhas.

A Tailândia guarda a umidade dos trópicos e o clima quente durante o ano. As temperaturas comuns ao longo do ano são de aproximadamente 29 graus, enquanto que em Bangkok variam de 35 graus em abril para 17 graus em dezembro. Há três estações: a estação fresca (novembro a fevereiro), a estação quente (abril a maio) e a estação chuvosa (junho a outubro). Contudo, as chuvas raramente duram mais do que 2 horas.

O Muay Thai  também conhecido como Boxe Tailandês  é o esporte nacional da Tailândia. Esta arte marcial foi criada há mais de mil anos e é considerada uma das mais poderosas lutas do mundo, sendo conhecida como "A Arte dos Oito Membros".

Para quem está à procura de cenários exóticos e paradisíacos,um ótimo destino é a ilha de Phuket, na Tailândia. Além de praias com águas cristalinas e com areia fina e branca, há também montanhas, cachoeiras e santuários que compõem esta maravilhosa ilha. Por esses motivos resolvi, então, conhecê-la.


Phuket é o principal destino turístico da Tailândia, sendo também um dos pontos de turismo sexual. A ilha é a maior da Tailândia e suas praias são muito bonitas. Phuket é muito legal quando se deseja conhecer uma praia nova a cada dia, ainda que nem seus moradores nem certos turistas ajudem a manter as praias limpas. Uma outra dica sobre o local, é que não é  nada bom ir em Patong Beach à noite.

As ilhas de Phi Phi (Don e Ley) são certamente as mais belas da Tailândia. Há turistas em  toda parte com os seus pequenos barcos em todos os cantos das ilhas. Mas quando você chega à Maya Bay, conhecida como A praia, em Phi Phi Ley, ou na Praia dos Macacos, ou ainda, na Ilha dos Bambus, você entenderá melhor o motivo de querer chegar e ficar naquele lugar.

Até a próxima, pessoal.


A  outra Tailândia (Ilhas Phi Phi) que pude conhecer, Parte 2.

Esta é uma das áreas que foi completamente devastada pela onda tsunami em 2004. Mas, apesar deste triste acontecimento, os turistas retornaram a este paraíso natural. 

Para quem não sabia, ou não lembrava, foi  lá que filmaram o filme "A Praia" com Leonardo de Caprio. E, apesar disso tudo, confesso que fiquei  decepcionado em relação à  falta de infraestrutura do local, ou seja, nenhuma.

Sem falar do descaso por parte das autoridades neste sentido e da sujeira deixada tanto por turistas quanto pelos banhistas. Uma pena mesmo!  



O nome original deste paraíso tailandês, localizado a 48 km de Phuket, é Ko Phi Phi, um arquipélago formado pelas ilhas Phi Phi Don e Phi Phi Ley, o qual foi declarado Parque Nacional em 1983. As ilhas Phi Phi são o destino turístico mais popular, particularmente de Dezembro a Março, quando milhares de turistas invadem literalmente estas ilhas.

Phi Phi Don é a maior das duas ilhas. Apresenta uma superfície montanhosa, repleta de falésias e coberta por uma densa vegetação tropical que, nas áreas mais planas, atinge o início de suas areias brancas.

As duas maiores praias da Phi Phi Don estão separadas por uma estreita extensão de terra. Ao norte, a localidade de Ao lo Dalam viu surgir dezenas de pequenos resorts, bares, restaurantes e discotecas que cercaram o mercado local, além de uma vila de pescadores.

Esta zona de diversão cresceu descontroladamente e chega agora à enseada oposta. Como não foi possível agradar a todos ,na parte central da ilha ficam alojados apenas os amantes da vida noturna, enquanto que os turistas que  desfrutam da natureza e buscam  paz e sossego, optam por ficar hospedados nos resorts das extremidades de Phi Phi Don.


Até a próxima, pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Minhas lentes sobre um outro lado da  Malásia que pude conhecer, Parte 1.



As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A construção das Torres começou em 1994 e foi concluída em 1999. A  construção das Torres envolveu  trabalhadores de diferentes nacionalidades que contribuíram com seu conhecimento e trabalho. Durante a construção houve uma estratégia a fim de acelerar o trabalho, e , nesse sentido, foram criadas duas frentes de trabalho através de duas equipes, uma formada por trabalhadores coreanos e o outra por  profissionais japoneses, ou seja, uma para cada Torre, de maneira que houve assim uma grande concorrência por melhores e mais rápidos resultados para a conclusão efetiva das Torres.





As Torres Petronas têm 88 andares, 452 metros de altura (1.483 pés), 32 mil janelas, 1800 portas, 78 elevadores, área total de 350.000 m², estacionamento subterrâneo para 5400 carros, 36.910 toneladas de aço e levadores que levam 90 segundos do estacionamento até a parte mais alta de cada Torre. As Torres Petronas foram consideradas o prédio mais alto do mundo entre os anos de 1998 e 2003 e tiveram um custo total de 1.6 bilhões de dólares. As Torres Petronas foram projetadas pelo arquiteto argentino, Cesar Pelli, tendo sua estrutura de aço e vedação em vidro, além de seu desenho lembrar os motivos encontrados na arte Islâmica, como um reflexo da herança Muçulmana Malaia. A estrutura básica, porém, foi um desenvolvimento do projeto de um edifício que fora cancelado em Chicago. 


O Skybridge, como é chamado, é o ponto mais alto e acessível aos visitantes. Dois fatos curiosos aconteceram com as Torres Petronas: Primeiro houve uma simulação de incêndio em  uma das Torres, com os bombeiros transferindo 15.000 pessoas de uma torre para a outra através da passarela de dupla altura aérea entre os andares 41 e 42  a qual foi construída entre as Torres, mostrando assim que as Torres Petronas são resistentes. O segundo fato ocorreu  em 1999 quando foi filmado “Armadilha” (Entrapment) nas Torres Petronas, filme que foi estrelado por Sean Connery e Catherine Zeta Jones.

Na parte térrea das torres e nos seus arredores fica o Suria KLCC, um dos maiores shoppings da Malásia, o parque KLCC com campo de jogos para crianças, fontes, chafarizes e jardins e logo abaixo dos edifícios, a Dewan Filharmonik Petronas, a casa da Orquestra Filarmônica da Malásia. A Torre 1 é inteiramente ocupada pela Petronas Company (Companhia Petrolífera Nacional da Malásia) e a Torre 2 é quase toda liberada para o aluguel de salas por outras empresas.
Ps. O Ringgit é a moeda oficial da Malásia e 1 MYR = 0.313 USD, custando 50 Ringgits para visitar as Torres Petronas e  a visita dura cerca de 50 minutos. O que vale muito a pena mesmo!

Até a próxima, pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba na Tailândia!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Malásia é um país no sudeste Asiático, com 28 milhões de habitantes, onde o Islã é a maior religião, pois 60.4% dos malaios praticam o islã e esta também é a religião oficial do estado,  o qual compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e outras ilhas próximas, além de  uma parte ao norte da ilha de Bornéu.  A capital da Malásia  é Kuala Lumpur.
Ao chegar em Kuala Lumpur, após quase 7 horas de voo, saindo da Austrália, não apenas pude sentir o enorme calor e a umidade no ar  como que também pude logo ver os contrastes de um país de terceiro mundo que abriga tanta pobreza e miséria, mas que ao mesmo tempo é mundialmente conhecido por suas incomparáveis e belas Torres Petronas. E sobre elas falaremos em nosso próximo artigo para o Blog Pelotas de Portas Abertas.

No caminho do aeroporto até o centro, cerca de uma hora e meia, passei na frente do autódromo onde casualmente estava acontecendo o “Grande Prêmio de Formula Um” naquele momento. Por esses e outros motivos  decidi conhecer os dois lados da Malásia, em sua principal e mais famosa cidade, Kuala Lumpur. Hoje, então, irei descrever de forma sucinta, inicialmente, acerca de Batu Caves ou Cavernas de Batu para o Blog Pelotas de Portas Abertas.

Algumas curiosidades sobre este templo sagrado e algumas fotos de Batu Caves para os leitores deste importante e renomado Blog do meu grande amigo Beto Vetromille.


Batu Caves é uma pedra calcária, que tem uma série de cavernas e templos,  localizada no distrito de Gombak, a 13 km ao norte de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Os degraus de madeira até a Caverna do Templo foram construídos em 1920, e foram  substituídos posteriormente por 272 degraus de concreto. Batu Caves tem três cavernas principais e outras menores. A maior e mais conhecida é a Gruta Templo ou Catedral, assim chamada porque abriga vários santuários hindus sob o seu teto de 100 metros de altura. Uma estátua de 42,7 metros de altura do Senhor Muruga foi inaugurada em janeiro de 2006, levando três anos para ser concluída. 


É a estátua  mais alta do Senhor Muruga no mundo. Batu Caves é também o nome da aldeia vizinha, a qual  leva o seu nome por causa do Rio Batu, que passa por ali. A caverna é uma dos santuários hindus mais populares fora da Índia. Batu Caves serve como local do festival hindu de Thaipusam na Malásia.Dizem que o calcário que forma Batu Caves teria aproximadamente  400 milhões de anos. Algumas das cavernas foram usadas como abrigos pelos povos indígenas Temuan. Em Batu Caves há muitos  macacos ao longo dos degraus de acesso ao templo, como minhas fotos ilustram, e eles inclusive tentam pegar os pertences dos turistas como água, comida e frutas, contudo, eles não são maltratados neste templo, pelo contrário, todos respeitam o espaço deles.

Até a próxima, pessoal, com o olhar e as lentes do Cleuba!
Cleubi  na Reserva de Esquiar em Mount Hutt na Nova Zelândia
Do meu amigo Cleubi De Almeida Antunes - para o BLOG PELOTAS de PORTAS ABERTAS



Brevemente, estaremos postando material internacional enviado pelo amigo de longa data, professor e viajante do mundo,Cleubi Antunes - o Cleuba.



Temos conversado com ele, via Skype, por onde ele relata o começo de suas andanças por diversos países.



Conforme fotos enviadas neste fim de semana, Cleuba passará a fazer parte de nossa equipe de colaboradores no Blog Pelotas de Portas Abertas (www.pelotasdeportasabertas.com )



A idéia inicial é definirmos um coluna específica para suas postagens.



Portanto, preparem-se para curtirem as viagens do Cleuba ilustradas aqui no blog.



Ainda não definimos o nome desta página.



Caso você tenha alguma sugestão, envie seu comentário abaixo desta postagem



Obrigado e divirtam-se !

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."