Pesquisar aqui

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PREFEITURA de PELOTAS ADMITE DÉFICIT HABITACIONAL do MCMV

Há alguns meses, temos alertado sobre o fato grave no município de Pelotas em relação ao baixíssimo índice de projetos e novos empreendimentos imobiliários NÃO aprovados pela Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana, a qual tem à frente Joseane Almeida.

Apesar de apresentarmos registros balizados por informações do registro de imóveis de Pelotas, ainda havia certa negativa por parte do Executivo local em admitir isso. Em recente matéria postada no próprio site da prefeitura, Eduardo Leite reconhece essas afirmações.

Confira:
Sinduscon e prefeitura analisam empreendimentos populares

Fortalecer o sistema de parceria com a prefeitura a fim de dinamizar a construção de moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, principalmente as destinadas às famílias com renda entre zero e três salários mínimos, foi o tema central da reunião entre o prefeito Eduardo Leite e empresários do ramo da construção civil, na última quarta-feira (29), no final da tarde, no Paço Municipal. 


O Sinduscon e o chefe do executivo entendem que é necessário unir esforços para que se consiga, em curto prazo, atingir 50% do atual déficit habitacional, calculado em sete mil unidades habitacionais nesta faixa. Pelo novo regramento do agente financeiro, a área onde será construído o empreendimento deve oferecer infraestrutura básica, tais como unidade de saúde, escola e transporte coletivo, o que acaba inflacionando o custo da obra tendo em vista a valorização dos terrenos nestas zonas mais centrais, ponderam os empresários.

Dessa forma, o Sinduscon e a prefeitura irão estudar propostas que viabilizem a construção de moradias populares, discutindo alternativas com a União para adaptação dos projetos, com novas linhas de financiamento incluindo estas necessidades nos futuros empreendimentos. Recentemente, a prefeitura instituiu o Grupo de Análise de Empreendimentos - GAE-, composto por secretarias municipais, que tem a função de avaliar novos empreendimentos, principalmente os ligados ao programa Minha Casa, Minha Vida, uma antiga reivindicação do Conselho Municipal do Plano Diretor.


O GAE também faz o acompanhamento dos cinco planos em elaboração pela prefeitura envolvendo habitação, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana e Patrimônio Histórico. Integram o grupo as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Qualidade Ambiental (SQA), Cultura (Secult), Desenvolvimento Rural (SDR), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Justiça Social e Segurança (SJSS), Saúde (SMS), Obras e Serviços Urbanos (SOSU), Educação e Desporto (Smed), Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) e Sanep.

JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - 
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."